A preparação para o intercâmbio é sempre muito corrida, preocupante e intensa, e uma das maiores dores de cabeça é justamente o idioma. Todas sabemos que ao menos o básico do idioma se faz necessário para dar inicio à jornada fora do país, então a insegurança pré-intercâmbio sempre bate à porta. E é por isso que hoje eu trouxe uma listinha, daquelas que todo mundo gosta, com dicas para melhorar o inglês sem sair de casa e se preparar melhor para seu intercâmbio.

Aplicativos de idioma

Uma das formas mais procuradas atualmente é o aprendizado através de aplicativos próprios para esse fim. Hoje em dia temos diversas opções para aprender uma nova língua a um clique de distância. Um dos aplicativos que eu já usei e recomendo é justamente o famoso Duolingo. Com ele você aprender de forma dinâmica e prática, treinando ouvido, pronuncia, vocabulário e gramática. Outra ótima opção é o Babbel, que foca bastante no no seu vocabulário. Ambos são boas opções e se complementam e podem ser seus aliados na busca pela fluência

Filmes e séries com legenda em inglês

Acompanhar filmes e séries tem sido um ponto muito alto dessa geração e, para mim, não ter forma melhor dar aquele up no inglês. Transformar sua sessão de cinema ou maratona de séries em aprendizado é muito fácil: esqueça as dublagens e comece a assistir tudo com áudio original e legendas em inglês. Com isso você trabalha muito as suas habilidades auditivas, ou seja, treina seu ouvido para ouvir o idioma e usa e legenda para associar as palavras à pronuncia, enriquecendo seu vocabulário e seu tempo de raciocínio. Você pode não entender tudo logo de cara, mas com certeza estará treinando você mesmo para o inglês do dia a dia, com expressões e gírias usadas no cotidiano.

Ouvir músicas em inglês

Assim como os filmes, as músicas podem te ajudar a aumentar seu vocabulário e trabalhar mais ainda no seu listening. Para ajudar nessa tarefa, o site LyricsTraining foi elaborado justamente para esse fim. O site funciona como se fosse um jogo: você ouve a música e tem que preencher as lacunas com palavras ou trechos da letra que estiver ouvindo. Você escolhe o nível de dificuldade (Beginner, Intermediate, Advanced, Expert), onde cada um tem um objetivo a ser cumprido. Basta escolher seu gênero musical favorito dentro os diversos liberados no site e começar a curtir seu som. Detalhe: tudo de graça!

melhorar o inglês sem sair de casa

Vídeos no Youtube

Existem diversos canais no Youtube que auxiliam no aprendizado da língua inglesa, com dicas, curiosidades e vídeo aulas que descomplicam a vida de quem está aprendendo. Esses vídeos, normalmente, são muito objetivos e se utilizam do inglês do cotidiano para compartilhar conteúdo que é realmente útil. Um canal que eu recomendo é o Inglês Winner. Essa dica é super abrangente e se vocês pesquisarem por vídeo aulas no Youtube vão encontrar diversas opções e basta seguir o que mais agradar.

Praticar online

Existem muitos grupos nas redes sociais com pessoas que estão dispostas a se ajudar, além de inúmeros sites em que você pode praticar o idioma diretamente com nativos, ou seja, você pode conversar com uma galera do outro lado do mundo e melhorar o inglês sem sair de casa! Um site muito bom é o Speaking24 – lá você encontra gente do mundo inteiro e consegue se conectar com pessoas que já falam ou estão aprendendo inglês.

melhorar o inglês sem sair de casa

Agora, se você prefere os aplicativos, o Tandem faz a mesma coisa, mas com a vantagem de você fazer tudo pelo celular. Muito mais prático e você pode praticar em qualquer lugar.

Author

1 Comment

  1. Para aprender línguas completamente novas adoro o Duolingo. Para praticar o inglês costumo ler muitos blogs, notícias e livros em inglês. No Youtube, recomendo também ver coisas que você gosta, mas de youtubers que são nativos ingleses. Uma pessoa se diverte a ver e também aprende como as “pessoas normais” falam

Write A Comment