Aluguel na Irlanda – 6 dicas para conseguir um aluguel

Aluguel na Irlanda – 6 dicas para conseguir um aluguel

Dezenas de pessoas iniciam suas buscas por aluguel na Irlanda, todos os dias. Acho que é correto afirmar que essa é a grande preocupação de quem está chegando por aqui, ou mesmo se prepaprando para embarcar. Aluguel na Irlanda é o motivo da insônia de muitos por aqui, imigrantes ou não. A crise imobiliária tem crescido a cada dia.

Antes de iniciar o post propriamente, quero avisar que não falarei aqui sobre aluguel de quartos e sim, de aluguel de casa/apartamento.

Todo mundo que tem interesse em vir pra Irlanda já deve estar ciente das dificuldades e de todo processo para conseguir um aluguel na Irlanda. Muita burocracia, muita procura para pouca oferta e, muitas vezes, pouquissimo retorno de contatos feitos durante o processo.

O Daft.ie – o maior site de aluguel na Irlanda – está aí para ser o seu melhor amigo – se você souber usar a seu favor. Combinando uma boa pesquisa com algumas dicas durante o processo, você vai conseguir o tão sonhado cantinho para chamar de seu.


LEIA TAMBÉM: Aluguel em Cork

SAIBA O QUE VOCÊ QUER

Saber o que você está buscando é uma imprescindível para que você consiga alcançar um bom resultado. Tenha em mente o seu budget, preferências de bairros, tipo de moradia, itens indispensáveis (pra mim, chuveiro elétrico e geladeira grande! hahahahaha). Saber exatamente o que você busca te economiza um bom tempo, tornando o seu processo mais prático e com melhores resultados.

SEJA O PRIMEIRO (OU UM DOS PRIMEIROS) A ENTRAR EM CONTATO

Crie filtros no Daft.ie – uma ferramenta poderosissíma para usar e abusar durante as suas buscas. Criando filtros, o Daft sabe exatamente o que você está procurando (um resultado do passo anterior!) e, assim que entrar um anúncio que atenda aos seus requisitos, você recebe uma notificação por email. Dessa forma, você consegue ser um dos primeiros a visualizar o anúncio e, quem sabe, fazer o contato com o landlord ou imobiliária. Ser um dos primeiros a contatar um anúncio aumenta muito as suas chances de conseguir, ao menos, uma visita.

Aluguel na Irlanda

SAIBA SE APRESENTAR

Se escolher contatar o anunciante através do email, direto do site do Daft, aproveite a oportunidade para se apresentar e falar sobre você e quem mais irá morar na casa. Explicar a sua situação e o que buscam em um primeiro momento é essencial. Os anunciantes recebem dezenas de emails para um único anúncio e você precisa de destacar. Como mencionei acima, ser um dos primeiros a realizar o contato e ter uma apresentação detalhada, já vai te colocar alguns passinhos a frente dos “concorrentes”, ao menos para conseguir a sua visita.

Outra dica é: ligue assim que ver o anúncio. Claro que você deve se sentir confortável para isso. Muitas vezes o anunciantes preferem contato telefônico, o que é mais prático e rápido para ambas as partes. Se não tiver confiança no inglês, ao menos tente ou peça para um conhecido fazer a ligação.

DOCUMENTAÇÃO

Você conseguiu uma visita! Ótimo! Não se esqueça de levar a sua documentação – que a essa altura já foi requisitada no agendamento da visita. As imobiliárias/landlords geralmente enviam um checklist com a documentação necessária para ser entregue na visita. Em geral, cópias de documentos e referências.
Eu sei que a grande maioria das pessoas não tem referências de landlords anteriores, afinal, vocês acabaram de chegar, certo? Recomendo uma leitura rápida nesse post, com algumas dicas sobre esse asunto.

Prepare uma cover letter, bem detalhada, sobre quem vai morar na casa, a situação de vocês. Se não estiverem trabalhando ainda, dê uma breve explicação da situação financeira, mostrando que vocês tem condições de arcar com o aluguel por X período, até que consigam um trabalho (planejamento financeiro antes de embarcar é essencial). Coloquem tudo dentro de um envelope (cópia de documentos, carta pessoal, referências).

SEJA SIMPÁTICO(A)

Aqui na Irlanda o Landlord/Agente é o responsável pela escolha de quem ficará com o aluguel. Para isso, os “candidatos” são avaliados, como em uma entrevista de emprego. Você deve entregar a sua documentação e aproveitar a oportunidade para bater um papo com quem fará a escolha. Se apresente, tire suas dúvidas, seja receptivo e responda claramente às perguntas que podem ser feitas.

NÃO SE DESESPERE

Vir com um tempo bom de acomodação temporária é uma das melhores dicas que eu posso dar. Ter tempo de respirar, analisar os lugares, conhecer os bairros, se situar na cidade. Tudo isso faz parte do processo de busca e, quanto mais tempo você tem para fazer isso, mais assertiva vai ser a sua escolha. Você não vai precisar se desesperar e pegar qualquer coisa que vê pela frente só para garantir o seu lugar – até porque você pode perder dinheiro depois se quiser sair. Então, venha com tempo, leia os anúncios com atenção, faça visitas minunciosas, tire dúvidas e negocie. Tudo com calma!

Marcado com: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.