Conhecer a cultura asiática pode ser o sonho de muitas pessoas mundo afora e, você sabia esse sonho pode ser realizado sendo Au Pair na China? Pois hoje você vai conhecer os detalhes e as principais informações para começar a planejar, arrumar as malas e partir com destino ao outro lado do mundo.

REQUISITOS PARA SER AU PAIR NA CHINA

O programa de Au Pair na China, assim como o dos EUA ou de qualquer outro lugar que seja regulamentado, exige certos critérios a serem cumpridos para permitir a sua inscrição no programa. Antes de mais nada, é necessário conhecer esses requisitos e verificar se você se encaixa ou não neles:

– Homens e Mulheres, entre 18 a 29 anos (de acordo com algumas agências as chances de match são maiores se você tiver mais de 23);
– Ensino médio completo, ao menos, mas o nível superior aumenta as chances. Quanto maior o nível de educação melhor;
– Inglês avançado (no mínimo);
– Gostar de crianças;
– Responsabilidade e paciência são extremamente necessários;
– Ter experiência no ensino e/ou no cuidado das crianças é um plus;
– Ter disponibilidade para 3, 6, 12, 18 ou 24 meses para viver na China;
– Ter interesse na cultura chinesa;
– Ser SOLTEIRO e SEM filhos;
– Estar com a saúde em dia.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO NO PROGRAMA

Estando de acordo com os requisitos, a hora agora é de conhecer como funciona o processo. Na China existem muitas agências e você pode se inscrever em várias delas, visto que não existe custo de inscrição. Uma vez inscrito, a agência entrará em contato para uma entrevista, via Skype ou outro aplicativo para chamada em vídeo. Acho que não tenho necessidade de mencionar que a entrevista é em inglês, né?

As agências costumam ser bem detalhistas durante a entrevista. Embora sejam poucas perguntas, eles te forçam a dar respostas com um requinte de detalhes justamente para te conhecer, entender a sua personalidade, a sua experiência e os seus objetivos. Espere perguntas como quem é você, o que faz ou gosta de fazer, porque quer ser Au Pair ou mesmo porque escolheu a China como destino, além de também questionar a sua experiência com crianças.

Após a entrevista inicial, você faz o preenchimento do formulário para inscrição. Bem básico com dados pessoais, formação e histórico profissional (tanto de carreira quanto relacionado à sua experiência com crianças). Você deve incluir, também, fotos suas e uma carta se apresentando às host families.

As agências de Au Pair na China são bem rigorosas na seleção e match dos candidatos e famílias. Ele irão analisar o seu perfil e só repassarão para famílias se existir a possibilidade real de um match, estudando tanto o seu perfil quanto o da família.

Uma vez que a agência entenda que o match tem grandes chances de acontecer, foi dado ok inicial tanto por parte da família quanto por parte da Au Pair, então finalmente ocorre o contato entre a família e a Au Pair, também por Skype. Nesse momento você pode tirar dúvidas relacionadas à rotina, as crianças, os seus deveres dentro da casa ou o que mais você achar sensato e também responder atentamente às perguntas feitas pela host Family.

Match foi aceito por ambos os lados, é nesse momento que a agência irá enviar o contrato e você fará o primeiro pagamento – sim, o pagamento ocorre depois do match e com contrato em mãos. Você também deverá enviar alguns documentos adicionais como comprovante de escolaridade, atestado de antecedentes criminais e aval médico que está tudo ok com você.

VISTO CHINÊS

Não existe um visto especifico para Au Pair na China, assim como acontece nos EUA, mas o processo normalmente é simples. Não tem necessidade de uma entrevista no consulado chinês, porém você deve preencher todo o formulário e levantar a documentação exigida e entregar diretamente no consulado ou contratar uma agência especializada em vistos, caso não tenha acesso ao consulado. Pode acontecer de você receber um visto de curto período e ter que renovar em terras chinesas, mas a agência te dará todo o suporte. Caso você tenha de fazer isso mais de uma vez, a própria agência irá custear as viagens para fora do país, uma vez que para renovação de visto, em alguns casos, é necessário deixar o país por ao menos 1 dia.

QUANTO CUSTA SER AU PAIR NA CHINA

Você deverá dispor de, em média, R$ 6.000,00 (podendo variar para mais ou menos) para fazer o programa de Au Pair na China. Esse valor inclui a passagem, depósito para agência, vistos e custos pessoais.

A Au Pair é responsável por comprar a passagem área, porém existem casos em que a própria família já compra antecipadamente, minimizando os gastos. Porém, mesmo que você desembolse uma grana para a passagem, uma vez terminado o programa com sucesso você receberá o reembolso tanto da passagem quanto do depósito.

DEVERES DA AU PAIR 

A rotina da Au Pair na China é basicamente a mesma como em qualquer outro país que você venha a trabalhar como Au Pair. O schedule, obviamente, vai variar de família para família, mas serão de 25 a 35 horas semanais de trabalho. A rotina relacionada as crianças como mantê-las ocupadas dentro ou fora de casa, fazer atividades, playdates, ajudar nos deveres de casa e ser responsável por elas durante todo o período de trabalho, sempre com muito cuidado, atenção e zelo.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

– Quarto privado;
– Remuneração mensal;
– Reembolso após concluir o programa com êxito, de acordo com contrato;
– Férias;
– Carta convite para apresentação no processo de visto;
– Transfer do aeroporto;
– Assistência de registro junto às autoridades locais;
– Número de emergência 24/7;
– Coordenador local;
– Pacote de boas-vindas (mapa, cartão de metrô, chip para celular);
– Orientação de chegada;
– Seguro viagem;
– Aulas de mandarim

AGÊNCIAS

Abaixo faço a listagem das agências que me foram recomendadas e vocês podem entrar em contato diretamente. De acordo com as minhas pesquisas, não consegui encontrar nenhuma agência brasileira que ofereça o programa de Au Pair na China, mas caso saibam de alguma, me contem!

* Esse post tem um agradecimento especial para a Leticia Rezende por ter compartilhado informações preciosas para esse post *

Author

5 Comments

  1. Que graça! É um oportunidade incrível!
    Mas pra ser sincera, não sei se eu teria disposição em mudar minha rotina tanto assim!
    Quero dizer… A cultura é muito diferente, MUITO! HAHAHAHA

    Adorei!

    • Nadine Jalaim Reply

      Acho que pra encarar essa tem que ter muita certeza pois a diferença cultural é gigantesca! O choque deve ser enorme!!!! Mas vamos combinar que seria uma experiência fantastica, nao é mesmo?

  2. Ser Au Pair é uma ótima opção pra quem quer viver diante de uma nova cultura e de quebra, trabalhar. E em especial, ter uma ideia de quebrar a zona de conforto.
    No meu caso, a China não seria um dos primeiros países que eu almejaria ser Au Pair. É um país incrível, claro, mas não sei se eu me adaptaria a cultura deles!
    Em geral, se referindo a intercâmbio, tenho muita vontade de ir para a Austrália, acho um lugar sensacional!!

    • Nadine Jalaim Reply

      Ser Au Pair nos EUA mudou minha vida!!!!!! Sério! Recomendo a todo mundo essa experiência! Na China o choque cultural é gigantesco, existe uma diferença enorme e tem de estar muito certo da escolha e ter consciencia.

      Australia é um destino fenomenal e muito buscado pelos brasileiros. Quem sabe um dia eu não piso por lá… rs

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.