5 opções de Bate-volta de Porto

Mesmo depois de meses, eu ainda estou tentando digerir o quão deliciosa foi essa viagem! Portugal entrou na minha lista de favoritos desde a primeira vez que pisei no país e agora, voltando com mais tempo para Porto, tive a oportunidade de expandir os limites e conhecer mais do que apenas a cidade – e já te digo: vale muito a pena!

Ficamos 7 dias em Porto, sendo que 3 deles foi resolvendo algumas coisinhas (transferência de CNH do Diego para Portugal) e o resto só aproveitando, fotografando, passeando e comendo. Se você for pra Portugal e não se acabar de comer, você não fez a coisa direito.

Bom, falando em bate-volta de Porto… usar Porto como base é pra lá de inteligente e prático. As opções que eu vou colocar aqui são super acessiveis. Só lembrando que alugamos um carro para a nossa estadia, o que nos deu bastante liberdade de horários e roteiros. Se puder, alugue!

CAPELA/PRAIA DO SENHOR DA PEDRA

Bate-volta de Porto

Confesso que esse nem estava na nossa lista inicial e eu encontrei, por acaso, fuçando no Google Maps. Vi algumas fotos e me encantei pelo lugar. Fica apenas 17 minutos de distância – de carro – de Porto e é uma região deliciosa! Com ruas largas e casas grandes, bonitas e robustas. A praia então, rouba a cena. Vazia, cheia de pedras e com a capela ali, isolada, sendo o centro das atenções, desde 1636, quando foi erguida.

Se está procurando um bate-volta de Porto rápido e prático, aqui é o lugar!

Você pode visitar a minúscula capela sem pressa. Além de ser de graça, são poucos turistas que passam por ali. Passar um tempo vendo as ondas quebrando ali do alto das pedras é uma obrigação! Ah, mas preste atenção na subida da maré.

Depois de visitar a capela, aproveite para fazer uma caminhada pela praia do Senhor da Pedra – que já foi eleita uma das 10 mais bonitas da Europa!

BRAGA

Bate-volta de Porto

A cidade de Braga fica a cerca de 45 min de distância de Porto e é uma gracinha de lugar. Um bate-volta de Porto bem rápido. Não foi o meu favorito, confesso e não me conquistou como eu esperava. Já tinha ouvido muito falar da cidade e acredito que as expectativas estavam altas.

Confesso que não me preparei decentemente para Braga e perdi de visitar um lugar lindissmo – o Santuário do Bom Jesus do Monte . Mas passamos um tempo andando pela cidade, pudemos apreciar a arquitetura portuguesa, que é disposta lindamente pela cidade. Visitamos algumas igrejas – alías, uma das coisas que mais amo em Portugal são as igrejas. Não sou religiosa mas tenho verdadeiro fascínio por igrejas e as de Portugal são especialmente lindas. Os detalhes, as cores, as formas… é tudo incrível!

Ah, e foi em Braga que encontramos um restaurante delicioso, chamado Churrasqueira da Sé, bem pertinho da Sé Catedral de Braga. Atendimento ótimo, comida deliciosa e precinho MUITO amigo!

GUIMARÃES

Bate-volta de Porto

Como visitei Braga e Guimarães no mesmo dia, acho que Guimarães me cativou mais e por isso esse meu ‘desmerecimento’ por Braga. Hahaha Claramente tenho minhas preferências! Guimarães me conquistou desde o primeiro momento. Cidade linda, limpa, parecia ter sido tirada de filme.

A cidade também fica a cerca de 45 minutos de carro, de Porto e dá para juntar as duas e fazer a visita em um dia, especialmente na primavera/verão que os dias são mais longos e a maioria das coisas a fazer/visitar é ao ar livre.

Visite o Castelo de Guimarães, que fica na parte alta da cidade e nos agracia com vistas incríveis!

VIANA DO CASTELO

Bate-volta de Porto

Eu olho as fotos de Viana do Castelo e fico sem palavras. Ainda busco o fôlego para processar a grandiosidade e beleza desse templo – que é o Santuário de Santa Luzia. O santuário fica numa região bem alta, então tenha certeza que as vistas são espetaculares!

Além do Santuário, Viana do Castelo também oferece belissimas praias, bons restaurantes e inúmeros lugares para ver o por do sol. Sério, você vai querer ficar por aqui até o dia terminar – e mais!

Viana do Castelo fica cerca de 55 minutos de Porto.

DICA: a melhor vista para o santuário fica na Pousada Viana do Castelo, que é só um pouquinho mais acima. Vale a pena!

AVEIRO

Bate-volta de Porto

Também conhecida como Veneza Portuguesa, Aveiro é definitivamente uma das cidades mais bonitas que conheci em Portugal. E uma ótima opção de bate-volta de Porto! Beleza natural, beleza construída pelo homem, energia, clima… a cidade tem um tudo! Moderno, antigo, mistura de velho com novo. Movimento.

Se você vai a Aveiro, vai enfrentar cerca de 45 minutos de estrada, saindo de Porto. Mas não se preocupe que a recompensa é grande.

Não deixe de fazer um passeio de gondola – é uma delicia! Mas não esqueça a blusa porque venta bastante!

Mas, o grande cartão postal da cidade fica uns 15 minutinhos do centro de Aveiro, na Praia de Costa Nova. A praia em si já é um must see: areia super fofa, paisagem deslumbrante! O que é imperdível são as casinhas coloridas nessa região. É foto garantida para tudo quanto é lado!

Booking.com

Marcado com: , ,
20 comentários sobre “5 opções de Bate-volta de Porto
  1. TATIANE disse:

O que mais adorei nessas dicas de bate e volta foram que o tempo de deslocamento é bem pouco. Isso me animou a pensar em fazer bate e volta porque no geral as pessoas vão para lugares mais longes e eu sempre penso que vale a pena a dormir nos lugares.

Logo que fechar as datas de Portugal vou fazer todos os que você indicou, Nadine.

Beijos

2. Andrea disse:

Adorei as dicas, fui a Portugal mas não cheguei a ir para Porto (o mais perto que cheguei foi indo até Aveiro e Coimbra). E agora tenho muita vontade de retornar, teu post me deu boas ideias.

3. Ruthia disse:

Fico feliz por ter gostado de Guimarães, que merecia um dia inteiro de visita. Se um dia voltar, eu terei todo o prazer de te guiar na minha cidade, que é muito mais que o castelo. Vai tornar-se a sua cidade portuguesa preferida, pode apostar!

4. Paula disse:

Adorei as suas dicas! Já fiz vários desses bate e volta e concordo com as opções, bom pra variar um pouco quando se tem tempo de sobre no Porto

5. Luciana disse:

Fiquei com muita pena de não ter tido tempo para explorar os arredores do Porto. Estou louca para poder voltar.

6. Diego Arena disse:

Muito bacana essas dicas. Estou começando a planejar uma viagem para Portugal no ano que vem, já quero incluir no meu roteiro essas cidades. Boas dicas.

7. Rayane disse:

Morro de vontade de conhecer Portugal, minhas passagens pelo país sempre foram corriqueiras.
    Adorei as dicas de bate e volta e Guimarães é a cidade dos meus antepassados e fiquei feliz em saber que vale a pena a ida até lá.

• Nadine Jalaim disse:

Vale muito! Eu amei Guimaraes e, mesmo sendo uma cidade pequena, tem bastante coisinhas pra fazer, visitar… eu quero muito voltar em algum momento!

8. Alessandra disse:

Sou louca para conhecer Portugual, adorei a dica de bate e volta de Porto. Tem lugares lindissimos neste lugar, obrigada por compartilhar.

9. Carol disse:

Porto é surpreendente mesmo e as cidades em volta que você esteve são uma atração a mais com certeza temos que colocar em nosso roteiro.

10. Fernanda disse:

Meu bate-volta preferido do Porto é Guimarães, a cidade da minha vó. Sou completamente apaixonada pela cidade. Outro bate-volta que fiz (um pouco mais puxado, mas que vale muito a pena) foi conhecer o Vale do Douro. Paisagens dignas de cartão postal.

• Nadine Jalaim disse:

Eu fiquei apaixonada por Guimaraes! Serio, me surpreendi, achei uma cidade muito gostosinha!
      Eu queria ter incluido o Vale do Douro nessa viagem, mas nao rolou! Mas acabou ficando como um motivo para voltar rs!

11. Sylvia Yano disse:

Nadine, adorei suas dicas de bate e volta de Porto. Estive em Porto agora em março/19, mas não deu tempo de visitar os arredores. Suas dicas estão bem guardadas para a próxima visita à cidade!!!
    Obrigada
    Sylvia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.