Mesmo depois de meses, eu ainda estou tentando digerir o quão deliciosa foi essa viagem! Portugal entrou na minha lista de favoritos desde a primeira vez que pisei no país e agora, voltando com mais tempo para Porto, tive a oportunidade de expandir os limites e conhecer mais do que apenas a cidade – e já te digo: vale muito a pena!

Ficamos 7 dias em Porto, sendo que 3 deles foi resolvendo algumas coisinhas (transferência de CNH do Diego para Portugal) e o resto só aproveitando, fotografando, passeando e comendo. Se você for pra Portugal e não se acabar de comer, você não fez a coisa direito.

Bom, falando em bate-volta de Porto… usar Porto como base é pra lá de inteligente e prático. As opções que eu vou colocar aqui são super acessiveis. Só lembrando que alugamos um carro para a nossa estadia, o que nos deu bastante liberdade de horários e roteiros. Se puder, alugue!

CAPELA/PRAIA DO SENHOR DA PEDRA

Bate-volta de Porto

Confesso que esse nem estava na nossa lista inicial e eu encontrei, por acaso, fuçando no Google Maps. Vi algumas fotos e me encantei pelo lugar. Fica apenas 17 minutos de distância – de carro – de Porto e é uma região deliciosa! Com ruas largas e casas grandes, bonitas e robustas. A praia então, rouba a cena. Vazia, cheia de pedras e com a capela ali, isolada, sendo o centro das atenções, desde 1636, quando foi erguida.

Se está procurando um bate-volta de Porto rápido e prático, aqui é o lugar!

Você pode visitar a minúscula capela sem pressa. Além de ser de graça, são poucos turistas que passam por ali. Passar um tempo vendo as ondas quebrando ali do alto das pedras é uma obrigação! Ah, mas preste atenção na subida da maré.

Depois de visitar a capela, aproveite para fazer uma caminhada pela praia do Senhor da Pedra – que já foi eleita uma das 10 mais bonitas da Europa!

BRAGA

Bate-volta de Porto

A cidade de Braga fica a cerca de 45 min de distância de Porto e é uma gracinha de lugar. Um bate-volta de Porto bem rápido. Não foi o meu favorito, confesso e não me conquistou como eu esperava. Já tinha ouvido muito falar da cidade e acredito que as expectativas estavam altas.

Confesso que não me preparei decentemente para Braga e perdi de visitar um lugar lindissmo – o Santuário do Bom Jesus do Monte . Mas passamos um tempo andando pela cidade, pudemos apreciar a arquitetura portuguesa, que é disposta lindamente pela cidade. Visitamos algumas igrejas – alías, uma das coisas que mais amo em Portugal são as igrejas. Não sou religiosa mas tenho verdadeiro fascínio por igrejas e as de Portugal são especialmente lindas. Os detalhes, as cores, as formas… é tudo incrível!

Ah, e foi em Braga que encontramos um restaurante delicioso, chamado Churrasqueira da Sé, bem pertinho da Sé Catedral de Braga. Atendimento ótimo, comida deliciosa e precinho MUITO amigo!

GUIMARÃES

Bate-volta de Porto

Como visitei Braga e Guimarães no mesmo dia, acho que Guimarães me cativou mais e por isso esse meu ‘desmerecimento’ por Braga. Hahaha Claramente tenho minhas preferências! Guimarães me conquistou desde o primeiro momento. Cidade linda, limpa, parecia ter sido tirada de filme.

A cidade também fica a cerca de 45 minutos de carro, de Porto e dá para juntar as duas e fazer a visita em um dia, especialmente na primavera/verão que os dias são mais longos e a maioria das coisas a fazer/visitar é ao ar livre.

Visite o Castelo de Guimarães, que fica na parte alta da cidade e nos agracia com vistas incríveis!

VIANA DO CASTELO

Bate-volta de Porto

Eu olho as fotos de Viana do Castelo e fico sem palavras. Ainda busco o fôlego para processar a grandiosidade e beleza desse templo – que é o Santuário de Santa Luzia. O santuário fica numa região bem alta, então tenha certeza que as vistas são espetaculares!

Além do Santuário, Viana do Castelo também oferece belissimas praias, bons restaurantes e inúmeros lugares para ver o por do sol. Sério, você vai querer ficar por aqui até o dia terminar – e mais!

Viana do Castelo fica cerca de 55 minutos de Porto.

DICA: a melhor vista para o santuário fica na Pousada Viana do Castelo, que é só um pouquinho mais acima. Vale a pena!

AVEIRO

Bate-volta de Porto

Também conhecida como Veneza Portuguesa, Aveiro é definitivamente uma das cidades mais bonitas que conheci em Portugal. E uma ótima opção de bate-volta de Porto! Beleza natural, beleza construída pelo homem, energia, clima… a cidade tem um tudo! Moderno, antigo, mistura de velho com novo. Movimento.

Se você vai a Aveiro, vai enfrentar cerca de 45 minutos de estrada, saindo de Porto. Mas não se preocupe que a recompensa é grande.

Não deixe de fazer um passeio de gondola – é uma delicia! Mas não esqueça a blusa porque venta bastante!

Mas, o grande cartão postal da cidade fica uns 15 minutinhos do centro de Aveiro, na Praia de Costa Nova. A praia em si já é um must see: areia super fofa, paisagem deslumbrante! O que é imperdível são as casinhas coloridas nessa região. É foto garantida para tudo quanto é lado!

Booking.com

Author

20 Comments

1. O que mais adorei nessas dicas de bate e volta foram que o tempo de deslocamento é bem pouco. Isso me animou a pensar em fazer bate e volta porque no geral as pessoas vão para lugares mais longes e eu sempre penso que vale a pena a dormir nos lugares.

Logo que fechar as datas de Portugal vou fazer todos os que você indicou, Nadine.

Beijos

• Nadine Jalaim Reply

Fico feliz que tenha gostado! E aproveita muuuuuito, tenho certeza de que nao vai se arrepender! Depois me conta! :*

2. Adorei as dicas, fui a Portugal mas não cheguei a ir para Porto (o mais perto que cheguei foi indo até Aveiro e Coimbra). E agora tenho muita vontade de retornar, teu post me deu boas ideias.

Vai mesmo, na primeira oportunidade! Rs
      Eu viciei naquele pais!!!!!

3. Fico feliz por ter gostado de Guimarães, que merecia um dia inteiro de visita. Se um dia voltar, eu terei todo o prazer de te guiar na minha cidade, que é muito mais que o castelo. Vai tornar-se a sua cidade portuguesa preferida, pode apostar!

4. Adorei as suas dicas! Já fiz vários desses bate e volta e concordo com as opções, bom pra variar um pouco quando se tem tempo de sobre no Porto

• Nadine Jalaim Reply

E eu amo fazer umas viagens bate e volta assim, e achei muito bacana! E ainda tem muito mais!

5. Fiquei com muita pena de não ter tido tempo para explorar os arredores do Porto. Estou louca para poder voltar.

Ta ai um motivo pra voltar! rs Eu ja tenho varios!!!! ahahahahaha

6. Muito bacana essas dicas. Estou começando a planejar uma viagem para Portugal no ano que vem, já quero incluir no meu roteiro essas cidades. Boas dicas.

• Nadine Jalaim Reply

Espero que aproveite bastante! Vale muito a pena!!!

7. Morro de vontade de conhecer Portugal, minhas passagens pelo país sempre foram corriqueiras.
    Adorei as dicas de bate e volta e Guimarães é a cidade dos meus antepassados e fiquei feliz em saber que vale a pena a ida até lá.

• Nadine Jalaim Reply

Vale muito! Eu amei Guimaraes e, mesmo sendo uma cidade pequena, tem bastante coisinhas pra fazer, visitar… eu quero muito voltar em algum momento!

8. Sou louca para conhecer Portugual, adorei a dica de bate e volta de Porto. Tem lugares lindissimos neste lugar, obrigada por compartilhar.

Eu sou apaixonada por Portuagl! Ainda quero conhecer tudo de cabo a rabo!!!!!!!!!!

9. Porto é surpreendente mesmo e as cidades em volta que você esteve são uma atração a mais com certeza temos que colocar em nosso roteiro.

• Nadine Jalaim Reply

As cidades sao lindissimas, eu fiquei fascinada e ainda mais apaixonada por Portugal!

10. Meu bate-volta preferido do Porto é Guimarães, a cidade da minha vó. Sou completamente apaixonada pela cidade. Outro bate-volta que fiz (um pouco mais puxado, mas que vale muito a pena) foi conhecer o Vale do Douro. Paisagens dignas de cartão postal.

Eu fiquei apaixonada por Guimaraes! Serio, me surpreendi, achei uma cidade muito gostosinha!
      Eu queria ter incluido o Vale do Douro nessa viagem, mas nao rolou! Mas acabou ficando como um motivo para voltar rs!

11. Nadine, adorei suas dicas de bate e volta de Porto. Estive em Porto agora em março/19, mas não deu tempo de visitar os arredores. Suas dicas estão bem guardadas para a próxima visita à cidade!!!
    Obrigada
    Sylvia

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.