O objetivo principal de um intercambista é aprender o idioma do destino escolhido, certo? E, para isso, é necessário conhecer as opções de escolas disponíveis em cada lugar. E com esse pensamento hoje trouxemos esse post tão querido e tão esperado com as opções de escolas de inglês em Cork, na Irlanda. A intenção principal desse post é apresentar as escolas e um breve descritivo de cada, sem opiniões pessoais.

Lembrando que não temos parceria com nenhuma escola e fazemos aqui apenas uma análise inicial para você, interessado, conhecer e ter mais uma visão das escolas de inglês em Cork.

  • Cork English College
    Também conhecida como CEC, fica localizada bem no centro de Cork, com acesso super facilitado. A CEC busca montar turmas pequenas para as aulas e fazer um bom mix de nacionalidades, evitando ter mais de dois alunos do mesmo país na mesma sala de aula – óbvio que nem sempre isso será possível. A escola conta com laboratórios para dinamizar as aulas, além de wifi, bibilioteca, sala de leitura e convivência, tudo para oferecer o melhor ambiente para seus alunos praticarem o idioma. Além disso, é possível conferir nos paineis de entrada quais são as atividades extra-classe que acontecem semanalmente e aproveitar as oportunidades de interagir com professores e alunos e, de quebra, se divertir e conhecer mais dos lugares e da cultura irlandesa. Outro ponto a favor da escola é oferecer um programa online para o estudante que, uma vez tendo a matrícula efetivada, terá acesso desde o país de origem para iniciar seus estudos e verificar principais pontos de dificuldade. A CEC é considerada uma escola PREMIUM e isso significa um investimento alto para seu intercâmbio. Outro porém é a carga horária da escola, existindo apenas a opção de 20 horas semanais para o intercambista.
    NOTA: A CEC foi considerada uma das 10 melhores escolas de inglês do mundo, ou seja, o investimento é muito válido!
  • UCC 
    Sim, a Universidade de Cork oferece aulas de inglês, minha gente. Mas, o investimento é SUPER salgado. A não ser que você tenha uma bela grana guardada que dê para investir no curso e de quebra ainda se manter na Irlanda, criatura, posso ser tua amiga? Sem dúvidas a UCC é uma “escola” de qualidade inquestionável, mas é preciso avaliar os custos e seu bolso, logicamente. A campus da universidade fica a poucos minutos de caminhada do centro de Cork – leia Grand Parade * St Patricks * South Mall – ou seja, acesso tranquilo para quem for morar no centro e optar por essa escola. Assim como a CEC, a UCC também oferece laboratório interativos, biblioteca, WIFI e ainda um acesso ao Mardyke Arena Sports Complex. As turmas são compostas por um minimo de 6 e máximo de 15 estudantes e, se você escolher a UCC, é quase uma certeza que terá poucos companheiros brazucas contigo. Se a ideia é interagir com o máximo de estrageiros possiveis, acho que encontrou seu lugar, não é mesmo?
  • Griffith College
    A Griffith já é uma conhecida entre os brasileiros e a escolha certa de muitos deles. Com uma ampla estrutura física, a Griffith oferece espaço considerável para comportar seus alunos. Sobre as atividades extra-classe, a escola procura oferecer passeios para diferentes lugares da Irlanda e em especial, de Cork, com preços bem acessiveis para maior engajamento, assim como atividades sociais para uma maior imersão na cultura irlandesa. Os alunos também terão um material muito bom, oferecido pela escola – vale lembrar que, nesse caso, diferente de algumas escolas, a Griffith cede livros físicos para o estudante. Um ponto que pode incomodar – ou não – alguns brasileiros é justamente a presença marcante de conterrâneos na escola e nas classes. Como a procura por essa escola é grande, muitas vezes acaba sendo dificil de remanejar alunos e fazer um real mix de nacionalidades nas salas. Um detalhe – pra mim mega importante – é que é preciso de pernas boas para chegar à Griffith; apesar de ser no centro, existe uma possível subida trabalhosa para chegar até ela. Eu, preguiçosa que sou, levaria isso em conta.
  • ACET
    A ACET é uma excelente opção para quem está indo para Cork. Uma escola conceituada e de ambiente bem familiar, diretoria acessível e boa localização, a ACET é certeza de escolha certa. Assim como as escolas mencionadas – e as que ainda vão ser – a escola oferece diversos tipos de atividades extra-classe como passeios, cafés, cinema, aulas adicionais e sempre procurando construir uma interação entre os alunos. Devido ao investimento mais salgado – não tanto quando a CEC ou UCC – a ACET possui um número mais baixo de brasileiros em comparação com as escolas mais populares. As salas são compostas com no máximo 12 alunos, o que favorece o aprendizado e o alcance da relação professor-aluno. Assim como a CEC, a ACET também oferece apenas cursos com carga horária de 20 horas por semana. Outro ponto que pode fazer toda a diferença é o fato da ACET ser extremamente preocupada com seu aluno, prestando assistências desde o primeiro dia, nos assuntos relacionados a banco, visto, etc, tudo para fazer o aluno se sentir seguro durante a estadia.
  • Cork English World
    Uma das mais populares entre os brasileiros e mais conhecida como CEW, é escolha certa de um grande número de brasileiros por ter uma escola com um valor bem mais acessível que as outras. Apesar de ser uma escola pequena, a CEW consegue abraçar seus alunos, com uma diretoria muito dedicada e pronta para ajudar. Outro ponto muito favorável sobre essa escola é sua localização: muito central e basicamente em frente a um dos cartões postais de Cork, a Saint Finn Barre’s Cathedral. Garantir uma diversidade de nacionalidades também é dificil de CEW, mas a escola uma consulta online sobre como está a diversidade de nacionalidade real time e também compensa com diversos programas extra- classe, avaliações de niveis, programas de integração entre os alunos. A CEW, além dos programas de 20 horas semanais, também oferece pacote com 15 horas semanais, que acaba baixando o valor de investimento e é o carro chefe da escola.
  • Cork English Academy
    Conhecida como CEA, a escola tem uma estrutura muito parecida com a CEW, além de oferecer preços e serviços bem equivalentes. Localizada no centro de Cork – centro mesmo – a escola oferece aos alunos um bom espaço de estudos, com WIFI, biblioteca, máquinas de café e snacks e também laboratório para desenvolvimento do aluno. Falando em desenvolvimento, a CEA também prepara diversas atividades extra-classe como aulas de conversação durante a tarde, ou encontros em pubs a noite, além de sessões de cinema, passeios pela região entre outras coisas. O valor de investimento é um dos mais baratos, ou seja, o número de brasileiros bem alto – mas quem vai definir se esse é um ponto positivo ou negativo é você mesmo.

Agora de posse da lista de escolas de inglês em Cork, você pode analisar cada opção e fazer a melhor escolha. 

Se tem alguma informação relevante sobre as escolas, por favor, ajudem nossos leitores e compartilhem nos comentários!!! 🙂

Author

4 Comments

  1. O custo de vida em Cork é alto para estudantes de inglês? (Moradia simples, alimentação…)

  2. Adoro seus posts!! Sao muito informativos e gostosos de ler!!!

    • Nadine Jalaim Reply

      Obrigada Daiane! Fico muito feliz e grata por esse feedback! Bom saber que meu objetivo está sendo alcançado! Continue por aqui!

      ;*

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.