Ballysaggartmore Towers, um dos lugares mais lindos da Irlanda, parece até ter sido idealizado em um conto de fadas. O nome pode até parecer complicado, mas, com essa beleza toda quem precisa saber pronunciar Ballysaggartmore? (APOSTO que está tentando!)
Ballysaggartmore Towers é sim considerada uma das construções mais bonitas da Ilha e, apesar de ficar escondidinha ali no condado de Waterford, elas são super fáceis de visitar. E o melhor: fica bem pertinho de Cork!
HISTÓRIA DE BALLYSAGGARTMORE TOWERS
Apesar da beleza, a história não é tão bonita assim…
As torres foram construídas a 2km de distância da cidade de Lismore, ao sul do condado de Waterford. O mentor da construção foi um conhecido Landlord irlandês, Arthur Keily-Ussher, por volta de 1834.
Arthur herdou aproximadamente 8000 acres depois da morte de seu pai e a maior parte dessas terras foram alugadas por fazendeiros na época. Arthur separou cerca de 1000 acres para construir a sua residência pessoal. Apesar de grande, ainda era considerada modesta por sua esposa, Elizabeth.
Diz a lenda que Elizabeth era uma pessoa extremamente invejosa e desejava um ter castelo como moradia, maior que residência de seu cunhado, John, o Strancally Castle. Sendo assim, Arthur ordenou a construção, começando com o que seriam as torres de entrada do Castelo.
Porém, para que a propriedade fosse grande o suficiente para satisfazer a ganância de ambos, Arthur expulsou muitos de seus inquilinos para garantir mais espaço durante para a construção. Com isso, a conta não bateu Arthur começou a enfrentar problemas financeiros: com menos inquilinos, menos dinheiro entrava e a construção do castelo exigia muito financeiramente.
As crise financeira dos Kiely-Ussher coincidiu com a época da Grande Fome, um dos eventos mais devastadores da história irlandesa. Falando do condado de Waterford, a população foi reduzida em 50% durante o período, de 1841 a 1851.
Muitos dos inquilinos de Arthur estavam morrendo e outros tantos incapacitados de pagar seus aluguéis e, ao contrário de muitos landlords da época, Arthur se recusou a reduzir os valores dos alugueis ou mesmo suspender as cobranças. Na verdade, ele expulsou os inquilinos alegando falta de pagamento e demolindo as suas residências.
Com o fim da Grande Fome e o país se reerguendo após esse período devastador, os Kiely-Ussher não conseguiram recuperar a sua fortuna e, sem inquinilinos e sem renda, foram obrigadaos a vender a propriedade.
COMO CHEGAR
A minha recomendação é alugar um carro para esse passeio. As estradas são tranquilas e o caminho de 1h é bem bonito. Lembrando que o trajeto possui um pedágio – €1,90
Até o momento, não encontrei opções de transporte público para chegar ao local.
As torres estão a 2km do centro de Lismore. O local é bem escondidinho, a entrada fica no meio da estrada. Existe um pequeno estacionamento por ali e um espaço para piquenique.
Ao chegar, você pode seguir as sinalizações e começar a trilha para as torres. Com 4km, é uma trilha fácil de ser percorrida, aberta e com uma paisagem linda.
A visita as torres é gratuita.
A REGIÃO DE LISMORE
Para um dia de passeio, você pode combinar a visita a Ballysaggartmore Towers com um passeio pela cidade de Lismore. Aproveite para conhecer o Lismore Castle and Gardens – mas esse tem que pagar – €8.00.
Mais na região:
Lismore Castle Arts
Careysville
Lismore Heritage Centre
Opera Festival
Immrama
Lady Louisa’s Walk
The Cathedral
Lismore Cycling Holidays
Que tal esticar a estadia em Lismore?
Selecionamos as melhores ofertas de Lismore para sua viagem!
10 Comments
O lugar é fantástico e os donos do castelo pagaram pela maldade com a população!
Sim, karma! Rs
Mas o lugar eh lindo – eu adoro passear por la!
Muito lindo mesmo esse lugar impronunciável rsrs. Quanta natureza e quanta história! Adorei
Hahahaha! Eh lindo demais! Uma otima opcao para curtir um dia de calor!!!!
E olha, o nome ja eh outra historia… hahahaha ate agora nao sei como pronunciar de fato!
Que história triste mesmo, mas o lugar é lindíssimo como quase tudo na Irlanda
A Irlanda eh toda linda mesmo!!!
Desconhecia Ballysaggartmore Towers, mas pelas fotos tanto o lugar como a sua história fazem valer a visita. Fico imaginando se a família soubesse que o lugar iria virar um ponto turístico gratuito.
Imagina so??? Com a mesquinharia da familia, seria um baque, nao?
Mas o lugar e muito lindo, a construcao e super detalhadinha e, acredito que se o castelo tivesse sido construido, seria um daqueles de conto de fadas!
Nunca tinha ouvido falar de Ballysaggartmore Towers, mas realmente faz jus a fama de ser um dos lugares mais bonitos da Irlanda. E que família mesquinha essa Kiely-Ussher. Chocada com a história.
Obrigada pelo comentário!
Nós descobrimos recentemente e, o melhor, pertinho de casa! rs É um lugar totalmente mágico, pena que a história não acompanha. É bem triste!