Você conseguiu alugar seu canto, só seu, e é bom saber que você vai poder andar pelado pela casa sem se preocupar certo? Certo, em partes. Aí é que vem a pergunta: aluguei uma casa, e agora? É só mudar? Não preciso fazer nada? Hmmmm…

Já parou para pensar em como funciona a manutenção dos registros de água, luz, eletricidade, etc? Pois é, só fomos pensar nisso quando realmente tivemos que pensar. E por mais que a internet seja nossa melhor amiga, em alguns casos ela nos trai e nos deixa sem resposta. Por isso resolvemos compartilhar com vocês alguns passos do que é preciso ser feito para sua mudança ocorrer da melhor forma possível.

1. Private Residencial Tenancies Board – PRTB
Se o locatário não te fornecer, solicite a ele o registro do seu aluguel junto ao PRTB. Quem faz isso é o próprio landlord e você recebe em casa uma carta atestando o registro e o seu número de referência caso algum dia necessite recorrer aos serviços do PRTB.

PRTB: É um serviço oferecido para garantir os direitos e deveres tanto do landlord quanto do tenant. É uma obrigação do locatário fazer esse registro e se houver qualquer tipo de problema entre as partes, o PRTB entra no jogo para “resolver” a briga.

2. Registro no Irish Water
Até pouco tempo atrás o fornecimento de água na Irlanda era de graça. Infelizmente esse cenário mudou. Agora é necessário registrar o endereço junto ao Board do Irish Water para receber a conta de água em casa. Existem dois métodos de”medição”: o que é efetivamente medido e o que é previsto, pois nem todos os endereços tem medidores de consumo de água – ainda. Pelo que vi, o ciclo de cobrança é trimestral. Caso o registro não aconteça, esteja preparado para uma possível multa.

3. Gás e Eletricidade
Assim que mudar (até mesmo antes) é necessário avisar a companhia de fornecimento de gás e luz que você é o novo morador e gostaria de se registrar. Isso, claro, se você quiser continuar com a mesma companhia. Aqui existem vários fornecedores de gás e luz e vale a pena pesquisar e ver o que acha melhor. Tem até fornecedor pré-pago se você quer saber! Todo esse processo é feito pela internet mesmo mas você precisa já ter uma conta no banco (ou terá que pagar um depósito inicial – esse não sei falar como funciona) e os números de registro do seu gás e luz – GPRN e MPRN. Com tudo isso em mãos, é só escolher se você quer fornecimento de ambos vindos da mesma companhia (o que normalmente é melhor pois tem alguns descontos) ou também cada um vindo de um fornecedor. As companhias mais conhecidas são: Eletric Ireland, Bord Gáis Energy, Switcher, Energia e Airtricity. Aqui no apto, quando entramos, era a Eletric Ireland mas trocamos para Airtricity.

4. Móveis e utensílios
A maioria das casas por aqui já estão bem mobiliadas e normalmente são poucas as coisas que você precisa – precisar não é querer, veja bem – comprar. Muitas já tem até utensilios de cozinha e, depois de uma boa lavada, já estão prontos para uso. Aqui no apto já tinha bastante coisa e, nova inclusive, o que foi ótimo; diminuiu bastante o que estavamos prevendo gastar.

E por último – mas não menos importanteprepare-se para uma BOA limpeza. Demoramos uns 3 dias inteiros para limpar todo o apartamento; pensa num lugar SUJO e NOJENTO! Por Deus galera! Acreditamos que esse lugar não sabia o que era uma limpeza há anos.

Já segue a gente nas redes sociais? Postamos diariamente fotos e informações sobre Cork por lá! (Facebook, Twitter, Instagram @nadinejalaim)

Author

2 Comments

  1. Ah, a mania de limpeza dos irlandeses (só que não, hahaha)!
    Vocês já pagam água aí? Aqui, pelo que ouvi dizer, está em processo, mas não vi nada não…

    • Nadine Jalaim Reply

      Pior que a menina que morava aqui era da Turquia! Hahahahaha Nem irlandesa era!!!! Tudo bem que o landlord ficou de entregar o apto limpo, mas não moveu um dedo.
      Sobre a água, ainda não pagamos não mas vi a conta que chegou aqui antes de da gente mudar. Nos registramos junto o Water Board também, mas nada de conta ainda. Não sei como vai ser, estamos aguardando!

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.