Para se ter um intercâmbio de sucesso é preciso de muito mais do que vontade.

Um intercâmbio pode ser a experiência da sua vida e, certamente você quer que tudo corra na mais perfeita ordem. A ansiedade, o medo, a angústia são sentimentos normais de qualquer futuro intercambista e se atentando à essas dicas eu tenho certeza de que você conseguirá realizar um intercâmbio de sucesso!

Quanto antes, melhor

Planejar um intercâmbio com antecedência é um dos segredos de se conseguir um intercâmbio de sucesso. O planejamento, seja ele de estudos ou financeiro, é extremamente importante para garantir que tudo ocorra dentro dos conformes. Como um intercâmbio não acontece do dia para noite, planejar tudo com antecedência te dá margem para fazer muitas pesquisas, comparações de preço, custo benefício e formas de pagamento diferenciadas. Então, comece o seu planejamento o quanto antes!

Pesquise muito bem o seu destino

Uma das maiores frustrações durante o intercâmbio pode ser o destino escolhido. Sim, e isso é muito real! Você deve fazer pesquisas aprofundadas e detalhadas sobre cada provável destino e escolher aquele com o qual você mais se identifica, nem que para isso você tenha que esperar mais um tempo para finalmente embarcar. Um destino errado pode arruinar a sua experiência fora do Brasil!

Faça amigos gringos, mas não esqueça dos brasileiros

Equilíbrio, minha gente, equilíbrio! Normalmente, o objetivo do intercâmbio é aprender a língua do destino escolhido não é verdade? E como você aprende? Em contato direto com o idioma! Conhecer pessoas de outros países é o melhor meio de aperfeiçoar a língua, além de te abrir portas para conhecer novas culturas e fazer novos amigos. Porém, a verdade é que não devemos NUNCA fechar as portas aos nossos conterrâneos. São eles que nos ajudam quando precisamos e, por termos afinidades devido à cultura, nos entrosamos muito melhor e, querendo ou não, nos tornamos família fora do Brasil. Saiba equilibrar suas amizades e contatos e você irá encontrar a fórmula ideal de aprender, aumentar seu círculo de amigos e ainda manter as raízes.

Nem todo programa de intercâmbio é igual

Outro fator importante para se fazer um intercâmbio de sucesso é justamente saber qual tipo de intercâmbio escolher. Se você não gosta de crianças, o programa de Au Pair não seria o ideal, não é mesmo? Conhecer cada tipo de intercâmbio e o que eles oferecem é crucial para fazer a escolha certa e ter momentos inesquecíveis.

Mantenha a mente aberta

O choque cultural é gigante quando decidimos passar um tempo fora do Brasil. Com cultura e costumes diferentes dos nossos, nos sentir acuados em terras estrangeiras é normal. A melhor forma de enfrentar é mantendo a mente aberta, sem julgar a cultura local e tentar ao máximo imergir no dia a dia, conhecendo a rotina e a forma como vivem as pessoas do seu destino escolhido.

Agora é só arrumar as malas e #PartiuIntercâmbio!

Author

2 Comments

  1. Amei as dicas! Eu vou fazer um em breve e estou planejando tudo para que seja o melhor possível. Ainda estou em dúvida sobre o país, mas logo logo escolho. Amei seu blog! Super beijo!

    carolpinheiro.com

    • Nadine Jalaim Reply

      Que bom Carol! Intercâmbio é uma das melhores coisas da vida e você deve aproveitar o máximo!!!!!!!!!!

      Se precisar de alguma ajuda, pode contar comigo!!!

      ;*

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.