Se estudar em Cork está nos seus planos, aqui está uma boa opção para investir tempo e dinheiro. Como vocês já sabem, eu entrei na Irlanda como estudante ano passado. Comprei um curso de General English com a Mundo4U para estudar na escola ACET, considerada uma das melhores aqui em Cork. Cheguei em 12 de Novembro e o inicio das minhas aulas seriam apenas em 4 de Dezembro. Preferi ter esse tempo livre para procurar moradia sem ter que perder aulas para isso.

DOCUMENTAÇÃO

Por ter chegado no final do ano, prestei atenção em algumas datas, principalmente o recesso da escola, pois a minha permissão inicial foi de 2 meses para regularizar o visto de estudante – lembrando que a imigração não é obrigada a dar 3 meses de visto, sendo este o limite máximo permitido. Pensando no curto período que eu tinha, eu entrei em contato com a escola, expliquei a situação e eles me adiantaram a papelada para abrir conta no banco, o que logo de cara me impressionou com a rapidez e consideração com o aluno. Com os papeis na mão, não tive problemas em abrir a minha conta no banco.

A documentação para o visto – sendo a carta para o banco e seguro saúde – é normalmente entregue no primeiro dia de aula e é normal em todas as escolas por aqui. A carta para a imigração normalmente é feita no dia que você irá à imigração ou no máximo para o dia seguinte, então você deve solicitar a eles já sabendo o dia que você irá registrar seu visto.

Outra coisa é, se você irá utilizar transporte público para ir à escola, é conveniente pegar o Leap Card de estudante e pagar tarifas mais baratas. A escola irá fornecer uma carta atestando que você é estudante e, assim, terá direito ao Leap Card.

PRIMEIRO DIA

O primeiro dia é onde você faz o teste de nível, que consiste em responder uma prova com perguntas de múltipla escolha – me fugiu a quantidade de perguntas, mas tem bastante – e uma conversa com uma das diretoras da escola. O teste não é muito demorado, acredito que no máximo meia hora.

Além de fazer o teste, você recebe a sua documentação para o visto, como falei acima, a sua carteirinha da escola, uma pasta com informações da escola, da cidade, passeios, etc, e o livro que você usará em aula.

AULAS

Eu entrei na turma do nível Avançado, o último nível da escola. O meu primeiro professor foi o Kevin e de, longe, o melhor que tive de inglês na vida toda. As aulas na ACET tem duração de 4 horas (20 horas semanais) e você pode imaginar que não deve ser fácil ficar estudando inglês durante todo esse tempo. E ele sabia disso, então trazia dinamismo e diversão para aula, além dele ser um professor muito dedicado e preocupado em como ele pode contribuir com a evolução de cada aluno, individualmente.

As aulas com o Kevin envolviam muita interação entre os alunos que, a principio eram 5 e eu era a única Brasileira. (Coreia, Espanha, Suíça e Alemanha) Fazíamos jogos, conversação guiada, muitas atividades que tiraram a nossa atenção do livro em si, e trabalhavam a cabeça e o raciocínio para pensar em inglês e, consequentemente, aprender.

Para ser sincera, no geral as aulas eram muito fáceis para mim. Eu já falo inglês – para quem não sabe, eu morei nos EUA por 2 anos, mais 1 ano aqui na Irlanda – então muita coisa era mais do mesmo, e o Kevin sabia disso então, semanalmente fazia uma sessão de feedback na sexta feira, um a um, com cada aluno, sempre dando retorno do seu progresso ou onde você precisa melhorar – o maior problema era sempre a pronúncia de palavras terminadas em ED (furnished) – e pedindo a sua contribuição sobre o que você gostaria de aperfeiçoar – no meu caso, gostaria de incrementar meu vocabulário e conseguir mais agilidade para me expressar durante uma conversa.

As aulas mudaram de foco algumas vezes, mas nunca de nível: por vezes era focado em exames, por vezes era focado em General English. Confesso que as aulas de exame eram BEM chatinhas.

Depois de muito tempo, acabamos trocando de professor. Kevin foi para uma sala especifica para exame, enquanto demos as boas vindas à Patrick, um professor também muito conhecido e querido pelos alunos da ACET. A partir desse momento a minha experiência mudou. Não vou criticar o professor, até porque ele é realmente um ótimo professor. Ele foge do livro e traz assuntos do dia a dia para a sala, não fica robotizado MAS, a forma como ele ministra as aulas não bateu com a forma como eu prefiro aprender. Eu sou uma pessoa que precisa de incentivo, de alguma coisa que me prenda a atenção, não seja chato. O Patrick é bem sério, bem rígido e eu não me divertia durante as aulas. Eram 4 horas de aula, sem uma distração, interação. Não me levem a mal, óbvio que eu não vou para escola para rir o tempo inteiro, mas a minha personalidade não aguenta tanta seriedade assim e a aula se torna monótona. Muita gente prefere aulas desse tipo e reclamava do tipo de aula do Kevin, e o contrário também é verdadeiro.

Em resumo, ambos os professores são ótimos exemplos de profissionais e você vai aprender tanto com um quanto com o o outro e, com certeza, tem as suas preferências. Mas, claro, a escola tem um corpo de professores que vão além desses mencionados, então, não se preocupem, as aulas são realmente muito boas.

ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO

A estrutura da escola é muito boa. Tem um número bom de salas, banheiros, mini cozinha e biblioteca – que também é uma sala. A única coisa que eu falaria que poderia ser melhorada é ter um ambiente de biblioteca exclusivo com um material multimidia para o aluno. Hoje não existe computadores a disposição, mas seria um bom adendo à escola.

O prédio é antigo, mas reformado, como muitos do prédios aqui na cidade. A localização é bem central, a poucos minutos andando da St. Patrick Street, a principal rua de Cork.

STAFF E EVENTOS

Os funcionários são a melhor parte da escola. Além de super prestativos, são pra lá de simpáticos e sempre preocupados com o seu bem estar e evolução. Eles promovem vários encontros, especialmente na hora do intervalo e não só fazem festas temáticas como também participam e enriquecem ainda mais a experiência.

Os eventos que eles promovem podem ser durante o intervalo, que são eventos curtos, ou depois do período de aulas. Tem filmes, chás e conversas, passeios pela cidade. O legal mesmo é aproveitar o máximo da experiência e participar de tudo o que for possível. Nesses eventos você acaba conhecendo pessoas de outras salas, sendo de vários países diferentes e, quem sabe, fazendo uma amizade que pode durar o resto da vida. #dreams

CONCLUSÃO

Se vocês já fizeram ou fizerem uma pesquisa rápida sobre escolas em Cork, saberão que a ACET não é uma das mais baratas por aqui. A questão é: será que vale o investimento? Eu digo que sim. O mix de nacionalidades na escola é muito bom; tem muitos brasileiros sim, mas tem um bom número de pessoas dos mais variados países.

Se você está investindo em uma experiência de aprendizado real, e vai se dedicar para isso, então ACET é um nome que não deve ser riscado da sua lista. Eu fiz, gostei e recomendo. (Gente, esse post não é nenhum publi não, viu?) 

Para conhecer outras opções de escola, só clicar aqui.


ACET
Endereço: 16 Saint Patrick’s Place,Wellington House,Wellington Road
Telefone: +353 21 4551661
Email: info@acetireland.ie

 

Imagem retirada do MEI

Author

Write A Comment