Intercâmbio em Cork é o assunto principal deste blog – e do nosso canal, paradinho mas tem conteúdo bom por lá! – e apesar de ter tratado diversos assuntos relacionados, nunca abordei o intercâmbio em Cork de uma forma generalizada, com detalhes, processos, burocracias. E é justamente sobre isso que eu quero falar hoje.

ESCOLAS

Tenho um post muito bom e informativo sobre as escolas de Cork e vou aproveitar este aqui para complementá-lo. Além das escolas mencionadas no post em questão – ACET, CEC, CEA, CEW e Griffith College – mais duas novas escolas entraram na lista da cidade: a ICOT e a Direct English.

A ICOT já é bem conhecida em Dublin e abriu, recentemente, sua filial aqui em Cork. Conheci pessoalmente a escola e oferece uma boa estrutura além de ter snacks brasileiros a venda com a Camila do Mala de Quitutes – super recomendado. A ICOT se tornou a escola mais procurada por brasileiros na cidade por oferecer um valor mais acessível que as outras e, sendo assim, espere encontrar muitos conterrâneos.

A Direct English eu ainda não tive oportunidade de conhecer e, para ser sincera, não consegui muita informação sobre a escola além do que consta no website da instituição. (Algum aluno por aí?)

AGÊNCIAS DE INTERCÂMBIO

Se você está começando o planejamento para seu intercâmbio, tenho certeza de já encontrou um número bem expressivo de agências que oferecem pacotes de Intercâmbio em Cork. Mas a questão é: qual escolher?

Escolher uma agência não é uma tarefa muito fácil e exige muita pesquisa, muito questionamento e uma construção de confiança mútua entre a agência e o cliente.

Depois de uma boa pesquisa, eu fechei o meu intercâmbio com a Mundo 4U. Fui atendida pela Jocélis, que foi super atenciosa desde o inicio. Questionei todas as minhas dúvidas e personalizei meu intercâmbio de acordo com o a minha necessidade. Tive todo o suporte antes de embarcar, com documentação e informações sobre a escola e durante todo o processo de visto.

A chave do sucesso na relação agência/cliente é: comunicação.

CHEGADA NA IMIGRAÇÃO

O aeroporto de Cork é minúsculo e, como é de se esperar, sem muito movimento. Se você for chegar a noite, existe grandes chances de ser o único voo no aeroporto. Os passageiros, em sua maioria Irlandeses ou Europeus, passam direto na imigração então os agentes tem tempo para te atender.

O agente que me atendeu era simpático e educado, porém fazia valer a sua posição e me encheu de perguntas. Tenha confiança em suas respostas, não minta pois eles certamente pegarão você nos detalhes. Desde que você tenha a documentação necessária e correta – carta da escola, comprovante de acomodação, seguro saúde, comprovante do valor em euros – responda o que for perguntado e tudo correrá tranquilamente.

Você deve receber um visto com validade até 90 dias para regularizar sua situação. E sim, pode acontecer de receber menos, isso fica a cargo do agente diretamente na entrada e não existe um critério. Loteria!

TRANSPORTE E ACOMODAÇÃO

Você sabe como chegará na sua acomodação? Antes de embarcar, tenha certeza de que você tenha condições de chegar na sua acomodação, seja com um transfer, com a host family, um taxi. Tenha sempre em mãos o endereço e telefone de quem vai te receber.

PRIMEIRO DIA NA ESCOLA

Normalmente o teste de nível acontece no primeiro dia de aula, embora exista algumas escolas que têm um dia especifico para realizar o teste. A avaliação geralmente é feita através de prova escrita e uma breve conversa.

O agendamento para abertura de conta no banco também é solicitado no primeiro dia. Mais uma vez: o processo pode variar de escola para escola.

CONTA NO BANCO

Uma vez com o agendamento feito no banco, a escola irá fornecer a documentação do Medical Insurance e a carta comprovando sua matrícula na instituição. Se necessário, a escola também fornece um comprovante de residência válido para o banco.

De posse da documentação, basta comparecer no banco na data e horário agendados e abrir a sua conta. Depois de 5 a 7 dias úteis você recebe a sua senha e cartão e, então, deve realizar o depósito dos 3 mil euros.

VISTO DE ESTUDANTE EM CORK

Aqui em Cork o processo do visto é basicamente o mesmo que em qualquer outro lugar mas, diferentemente de Dublin, não existe a necessidade de realizar um agendamento para fazer o registro na imigração. Basta comparecer ao escritório da Garda durante o horário de atendimento, de posse de TODA a documentação para seu visto – passaporte, comprovante de residência, carta da escola, seguro saúde, extrato do banco – e aguardar na fila para realizar o registro do seu visto.

A Imigração de Cork fica localizada na Anglesea Street, bem próximo à Prefeitura de Cork e o atendimento é feito das 9:30 as 12:00 – 14:00 as 16:00.

Após registrar-se você pode buscar seu IRL (antigo GNIB) em duas semanas (podendo variar o período de espera).

Foto: FreePik

Author

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.