Uma pergunta que tem se tornado bem frequente nas minhas redes sociais é: quais os melhores bairros para morar em Cork? Nem sempre a resposta é direta, objetiva, até porque para dar uma resposta que atenda cada um, individualmente, existem muitas variáveis a se considerar.

DIVISÃO DA CIDADE

A cidade de Cork não possui uma divisão “complexa” como Dublin por exemplo; aqui a coisa é bem mais simples. Lado Norte (lado norte do rio Lee) e Lado Sul (lado sul do rio Lee).

Há quem diga que os melhores bairros para morar em Cork ficam no lado sul – eu não posso concordar 100% com essa afirmação pois conheço pouquissimos bairros do lado Norte. Se for considerar os que eu conheço, então sim, concordo que prefiro o lado Sul.

Melhores bairros para morar em Cork

MORAR NO CENTRO

A primeira opção – e favorita da maioria – é a idéia de morar no centro da Cidade. A possibilidade de ter total liberdade de ir e vir, sem depender de transporte público, faz os olhos brilharem, especialmente dos estudantes que deverão frequentar a escola diariamente. E todas elas estão localizadas no centro! Ale´m das escolas, lojas, mercados, hospitais, empresas, restaurantes, pubs, rodoviária, estação de trem, cinema… tudo isso a apenas alguns minutos de caminhada. Vai falar que não ia querer uma “mamata” dessa?

Mas nem tudo são flores, né não? Os valores de aluguéis no centro são super elevados e a qualidade das propriedades oferecidas muitas vezes é bem aquém ao esperado, mas o fator localização pesa bastante para quem está buscando praticidade.

(vou abrir um () aqui já para lembrar que eu não sou dona da verdade e tudo que eu relatar aqui é meramente opinião minha e/ou descrição de experiências vividas por pessoas próximas a mim – cada um tem a sua vivência e opinião, tá?)

Outro ponto a se considerar é que é no centro em que se concentram a maioria dos estudantes – lembrando que Cork é uma cidade com duas grandes universidades e os estudantes a que eu me refiro não são, apenas, estudantes de linguas.

Estudantes, centro, pubs, final de semana – mistura tudo isso e tem o que? Já tive amigos que reclamaram bastante de farra, barulhos, algazarra em diversas situações do tipo.

A verdade é que você está sujeito a enfrentar alguma situação irritante assim em qualquer lugar que você escolher morar, mas a real é que no centro de Cork as chances são um pouquinho maiores.

Mas, em contrapartida, você vai ter tudo bem pertinho, a cidade linda e aconchegante para você aproveitar a qualquer hora do dia (e da noite!).

BAIRROS PRÓXIMOS AO CENTRO – DÁ PRA IR A PÉ!

Existem aqueles que preferem fugir do centrão mas ainda assim, contar com a vantagem da proximidade de estarem perto da muvuca e, para esses, existem algumas boas opções. Nesses vocês podem escolher caminhar até o centro, ou pegar um ônibus, dependendo do seu pique. A desvantagem é que muitas vezes esse bairros contam com poucas amenidades mas que oferece uma minima infra estrutura de mercadinhos e/ou restaurantes.

São eles: Ballinlough, Ballintemple, Blackpool, The Lough

Melhores bairros para morar em Cork
The Lough

BAIRROS MAIS AFASTADOS E INDEPENDENTES

Esses são os bairros que eu começo a gostar – são minha prefência pessoal. Esses bairros são maiores, alguns podem até ter vantagem de rolar uma caminhada até o centro, mas o diferencial, pra mim, é que eles são bem independentes, possuindo um centrinho próprio com mercado, shopping, restaurante – uma infra estrutura completa.

São eles: Douglas, Blackrock, Mahon/Jacobs Island, Wilton (pensando em infra estrutura, eu votaria em Wilton como opção número 1 na cidade!)

Melhores bairros para morar em Cork
Jacobs Island
LEIA TAMBÉM: Cork: Centro ou Subúrbio?

CIDADES VIZINHAS

Ainda temos opções para aqueles que gostam de expandir ainda mais os horizontes e aproveitar pra viver uma vida tranquila no interior do interior da Irlanda. Isso mesmo: existem opções na região além da cidade de Cork. As cidades próximas são geralmente BEM próximas (bairros para nossos padrões), com transporte frequente, novamente, infra estrutura completa.

Quando se fala em “cidades vizinhas”, muitas vezes a galera já torce o nariz por achar que é distante (quem mora em SP já pensa que é como sair das cidades da Grande São Paulo para São Paulo). Confesso, já tive esse mesmo pensamento também, mas escolhi dar um voto de confiança um dia e acreditem, valeu muito a pena!

Cidades: Ballincollig (8.9km de Cork), Carrigaline (11.8km de Cork), Little Island (10.6 km de Cork), Cobh (14.1km de Cork) 

Melhores bairros para morar em Cork
Ballincollig

Hoje eu moro em Ballincollig, mas já morei em Rochestown (que não listei aqui porque eu realmente não curti, mas é um bairro lindo, de verdade!) e Jacobs Island que é nosso bairro-xodó aqui em Cork. Sou apaixonada por aquela região e moraria por lá de novo, sem dúvida alguma!

Author

2 Comments

  1. Rodrigo Souza Lima de Alencar Araripe Reply

    O que você acha de Blarney?
    Estou indo morar lá na casa de uma tia , mas confesso que as vezes me preocupo com o fato de ser longe.

    • Nadine Jalaim Reply

      Oi Rodrigo!!!!! (voce eh o do Instagram, neh? rs)
      Como eu falei pra vc (e acho bom comentar pra outras pessoas verem tbm), o longe daqui eh relativo rs.
      Eu moro num cidade que fica menos de 10km de distancia de Cork City – e ainda assim eh outra cidade. As commuters towns (que sao as cidades vizinhas) normalmente tem transporte publico disponivel (onibus!) e um centrinho proprio, com mercados, lojas, etc.
      Eu conheco muito pouco de Blarney, para ser sincera – ate por isso nao coloquei na lista mas ainda assim eh menos de 10km de distancia de Cork City.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.