Se vocês me acompanham no Instagram (se não, tá esperando o que? Clica aqui!) sabem que Cork parou com a chegada da neve na semana passada e foi lindo. Sim, foi lindo. O verde se tornou branco, crianças correndo felizes, adultos voltando a ser crianças e a vida ficou mágica do dia para noite.

Nevasca em Cork

Nevasca em Cork

Não vou entrar em termos técnicos nem nada, mas o fato é que é totalmente incomum nevar na Irlanda, ainda mais na proporção em que foi vista. O que causou essa loucura no clima foi o fenômeno conhecido como The Beast from the East, um vórtice polar que trouxe temperaturas negativas direto da região da Sibéria. Ao mesmo tempo, uma tempestade nomeada de Emma veio de encontro e… o resto é história!

E por falar em história, eu jamais imaginei viver esse momento histórico! Histórico pelo menos para mim rs. Não foi a primeira vez que eu vi neve – morei nos EUA por 2 anos – mas a quantidade de neve que eu vi aqui foi impressionante!

Quando eu vi a previsão do tempo na semana retrasada eu dei de ombros e ri, pensei comigo mesma “ah, vai cair meia duzia de floquinhos como da ultima vez, há umas semanas atrás”. Dias depois notei um alarde anormal, pessoas correndo para os mercados, fazendo estoque de comida e eu pensei que o mundo ia acabar e eu não tinha sido avisada. Avisos foram emitidos e as pessoas estavam se preparando para o pior. Mal sabia eu…

NEVASCA EM CORK: SONHO!

Quando ela finalmente chegou eu fiquei encantada com a vista e ela transformou completamente o visual do meu bairro. A região aqui é alta e os morros são cobertos por um cobertor de grama verde que é inacreditável. Ilha Esmeralda é apelido!

O verde ficou branco, os telhados das casas cobertos de neve, árvores com seus galhos cheios, bolas de neve, bonecos de neve, frio… tudo o que eu realmente não esperava ver. O primeiro dia foi de um encantamento inexplicável, como se fosse a primeira vez.

Nevasca em Cork Nevasca em Cork

Sair na rua foi como sair em um dia de verão: tinha tanta gente na rua, feliz, surpreendidos com a beleza e diversão, cachorros, gatos, crianças… era um misto de alegria com comoção e foi contagiante. A gente saía e não queria voltar para casa: a energia era algo palpável!

NEVASCA EM CORK: PESADELO!

Ver as imagens certamente arranca sorrisos de satisfação com toda beleza. A neve transforma um lugar como num passe de mágica!  Maaas, o buraco é um pouquinho mais embaixo…

A neve me deixou presa em casa por 5 dias. Não moro no centro da cidade, meu bairro (Rochestown) fica a uns 30 min de distância de ônibus. A região é alta, em cima de morros, ou seja, num momento como esse ficamos sem ônibus e totalmente ilhados o tempo inteiro – saíamos para andar pelo bairro, apreciar a vista e voltava para casa.

Como já falei, a Irlanda não recebe essa quantidade de neve regularmente o que deixa o país vulnerável e despreparado. Ainda mais em se tratando do interior. Cork é a segunda maior cidade da Irlanda, mas ainda assim é pequena e é interior. Não tem infraestrutura para receber uma loucura de clima como essa. A cidade parou completamente. Mercados, bares, lojas, transporte público.

Hoje, segunda feira, vai ser o primeiro dia que vou poder sair, pegar ônibus e voltar a rotina. Tesco me espera! A neve é linda, mas pode ser extremamente chata!

Nevasca em Cork

Não sei se veremos esse fenômeno novamente tão cedo, mas o fato é que ainda vai render muitas fotos nas minhas redes sociais. Porque não importa o quão revoltante é ficar ilhada por conta da neve, ela sempre consegue transformar a raiva em alegria com toda sua brancura.

Nevasca em Cork Nevasca em Cork Nevasca em Cork

Nevasca em Cork Nevasca em Cork Nevasca em Cork Nevasca em Cork

Eu não consegui ver o centro de Cork pessoalmente mas o Geraldo (segue ele no insta!) contribuiu com esse post com as fotos maravilhosas que ele tirou lá da cidade! Cork ficou irreconhecível!

Nevasca em Cork Nevasca em Cork Nevasca em Cork Nevasca em Cork Nevasca em Cork Nevasca em Cork Nevasca em Cork Nevasca em Cork

 

Author

4 Comments

  1. Genteee que amor, que fotos maravilhosas! Não sabia q não costumava nevar na Irlanda, pra mim a maioria dos países da Europa nevavam. kkkk MAs amei saber um pouquinho e conhecer a cidade que ficou linda no inverno.

    Beijos, Gi.
    http:/blogdicasdagi.com.br/

    • Nadine Jalaim Reply

      Obrigada pelo comentário!
      Realmente não é nada comum nevar por aqui. Em alguns condados até acontece vez ou outra, especialmente nas partes altas e montanhosas, mas no geral, a Irlanda não recebe neve constantemente e, principalmente no volume em que recebeu dessa vez. Foi incrivel mas perturbador, pois o país não estava nada preparado para isso. Literalmente parou o país inteiro!

  2. Fiquei encantada com essas imagens! Nunca vi neve e nem imagino essa emoção. Não é o maior sonho da minha vida, mas é uma das minhas grandes vontades.
    O fato de não poder sair de casa deve ser bem estranho, né? Mas que bom que já passou e a vida está voltando ao normal.
    Beijos

    Me chama de Bella

    • Nadine Jalaim Reply

      Obrigada pelo comentário!! As imagens são de tirar o folego né? E olha que não chegou nem perto do que neva no Canadá por exemplo ou em alguns outros países da Europa.
      A gente conseguia sair apenas para dar uma volta no bairro mas era só. Sem onibus, ficamos presos por aqui e isso foi frustrante! Mas agora a vida voltou ao normal rs.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.