Todo mundo adora economizar um dinheiro, não? Se você é estudante então, ainda mais, certo? Eu falei um pouquinho sobre os ônibus de Cork aqui, mas hoje eu vim explicar como funcionam os cartões mensais e o famoso Leap Card (muito conhecido em Dublin também).

Andar de ônibus por aqui é muito fácil e as linhas te levam para todos os cantos da cidade e subúrbios de Cork, então quando quiser passear não precisa cansar sempre seus pezinhos!!!!!

Monthly Ticket
Se você não mora em Cork, ou mesmo trabalha em outra cidade e pega ônibus todo dia, o Montly Ticket é a opção ideal para você. Com ele, dependendo da opção, você pega quantos ônibus ou trens quiser ou precisar dentro do período de um mês. Mas veja bem, o período é contado a partir do primeiro dia do mês e não do dia que você compra. Para adquirir basta ir até a estação do Bus Eireann e solicitar o seu – eu não sei falar para você se ele é um cartão ou um ticket porque eu nunca usei e não conheço ninguém que use, mas vale de qualquer forma. Lembrando que valores de estudantes estão disponíveis para qualquer opção abaixo. Analise bem antes de adquirir o Montly Card pois ele vale mais a pena se você usa MUITO (vulgo todo dia) o transporte publico, caso contrário você vai jogar dinheiro fora.

ATUALIZAÇÃO: Obrigada meninas Ana Esther e Aline que me forneceram informações sobre o Monthly Ticket (e o Weekly também). Nada mais é do que um cartão com seus dados, foto e um ID number. No ônibus você mostra esse e mais um cartão onde mostra a validade do seu ticket e pronto! 

Na região de Cork existem 4 opções de Montly Tickets:
1. Cork City Buses: valido apenas nas linhas de ônibus da cidade de Cork.
2. Cork City and Suburban Buses: valido para as linhas da cidade de Cork e outras linhas suburbanas seguindo os seguintes limites:
– Cloghroe (Healy’s)
– Cork Airport
– Inniscara
– Greenfield Cross
– Sallybrook
– Brook Lodge
– Bury’s Bridge
– Fountaistown
– Haulbowline
3. Cork City Bus & Suburban Buses & Cork/Cobh Rail: valido para as linhas de ônibus de Cork City e linhas suburbanas listadas acima, bem como serviços de trem de Cork/Cobh.
4. Cork City Bus & Suburban Buses & Cork/Midleton Rail: valido para as linhas de ônibus de Cork City e linhas suburbanas listadas acima, bem como serviços de trem de Cork/Midleton.

valores monthly

Mais informações sobre o Monthly Ticket você encontra aqui.

Leap Card
O Leap Card é a melhor opção para quem não usa o transporte publico com uma certa frequência e ainda assim gosta de economizar. O valor normal de uma passagem de ônibus em Cork é de 2 euros; com o Leap Card você paga 1.60. O Leap Card nada mais é do que um cartão (tipo Bilhete Único) que você coloca créditos para usar nos ônibus de Cork. Você pode fazer o seu na estação da Bus Eireann no centro ou em um número considerável de lojas e supermercados espalhados pela cidade e região. O Leap Card oferece opções de cartões para adultos, crianças e estudantes, sendo os valores diferentes para cada opção.

Apresentação1

Mais informações sobre o Leap Card você encontra aqui.

Em alguns lugares vocês vão ver a separação por Red e Green Zone, o que difere nos valores da passagens – vejam o mapa abaixo para saber em que zona se encontra o local onde você vai.

ônibus em Cork

Author

4 Comments

  1. Oi vc saberia dizer se o Leap card que comprar em Dublin poderei usar o mesmo nas outras cidades como Galway e Cork?? Obg

    • Nadine Jalaim Reply

      Oi Marcelo!

      Olha, eu não tenho certeza mas acredito que sim. Quando estavamos aqui da outra vez recebemos um casal de amigos de Dublin e eles tentaram passar na sorte o leap card no bus por aqui e passou normalmente. Como é uma empresa só, acho que não tem problemas em usar nas cidades em que o Leap é aceito.

      Dá uma olhadinha aqui: https://about.leapcard.ie/bus-eireann

  2. Nadine você acha que vale a pena morar nas zonas mais afastadas da cidade (green zone), tem bastante transporte publico por la ou pr quem tá chegando compensa alugar algo na red zone mesmo?

    • Nadine Jalaim Reply

      Oi Marianne! Obrigada pela visita!
      Estou preparando um post sobre os lugares bons para morar por aqui, mas já adiantando, tudo vai depender do seu objetivo, dinheiro, etc. Eu moro no limite da red zone (Mahon) e é afastado do centro – de bus de 15 a 20 minutos. Os onibus por aqui passam de meia em meia hora, contado. Eu prefiro morar em região afastada, mas eu não frequento escola nem nada, ou seja, não tenho obrigação de ir para o centro todos os dias. Normalmente estudantes preferem o centro e isso nem precisa de explicações. Eu e o Diego viemos para ficar, settle down como dizem, então encontramos um ponto afastado do centro, mais calmo (não que o centro seja um inferno hahahahahaha), proximo de um parque, shopping, mercado, ponto de onibus, lojas, empresas, hospitais. No final das contas, a verdade é que vai depender das suas preferencias mesmo mas eu super apoio as regiões mais afastadas!

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.