É difícil definir qual é a melhor época para chegar em Cork. Vez ou outra essa pergunta pipoca nos emails ou nas nossas redes sociais e eu confesso que eu sempre fico pensativa sobre o assunto. Existe tanta variável nesse meio mas consegui chegar em um consenso comigo mesma e vou dividir o post entre as estações do ano e o que eu acho útil passar para voces. Mais uma vez, devo lembrar que é uma opinião pessoal, baseada em fatos – você pode concordar ou não.

PRIMAVERA

melhor época pra chegar em Cork

Bom, a primavera aqui na Irlanda começa em Fevereiro, astronomicamente falando. Porém, se você levar em consideração o climaticamente, ela começa em Março. Para fins de terminar em esse post sem entrar em detalhes que eu não vou saber explicar, vamos considerar a estação climaticamente falando: a primavera começa em meados de Março e se prolonga até meados de Junho.

Na primavera, o clima ja começa a dar seus primeiros passos para melhora, com dias um pouco mais longos e temperaturas começando a aumentar. Mas, como estamos falando da Irlanda, as chuvas continuam a ser uma constante, sorry. Nessa epoca as árvores já começam a florear e o verde começa a dar sentido à Ilha Esmeralda.

O final da primavera é uma boa época para chegar em Cork se formos pensar em acomodação. Muitos estudantes das universidades estão finalizando seu ano letivo e deixando suas casas, abrindo espaço para novos moradores e é aí que mora a maior vantagem: talvez você consiga uma casa com um pouquinho mais de facilidade.

Na minha leiga opinião, eu elegeria facilmente essa como a melhor época pra chegar em Cork.

VERÃO

melhor época pra chegar em Cork

Não venha pensando que o verão irlandês vai ser no minimo parecido com o verão que conhecemos no Brasil. Não! Não vai mesmo! O verão aqui, normalmente, seria considerado um outono do Brasil – apesar de que 2018 veio para me fazer morder a lingua nesse sentido com suas loucuras climáticas.

Os dias longos de verão nos dão a oportunidade de estender bastante nossas atividades, especialmente do lado de fora. Com sol até quase 22h, temos bastante luz do dia para aproveitar. E se você começa cedo, 5 horas da manhã jé tem sol! Pra uma pessoa que AMA dormir – essa que vos fala – o verão pode ser quite pain in the butt.

Apesar das temperaturas, geralmente, não passarem de 20 graus, acredite, esses 20 graus podem ser bem quentinhos. A nossa referência de frio e calor muda por aqui: esses mesmos 20 graus em São Paulo seriam suficientes para colocar uma blusinha de frio ja. Aqui eh sinônimo de shorts e parque num domingo ensolarado.

Como na primavera, no verão ainda temos bastante rotatividade de pessoas nas casas e acomodações estudantis, facilitando a busca por uma acomodação.

O verão começa em meados de junho e dura até meados de setembro.

OUTONO

melhor época pra chegar em Cork

A minha estacao favorita! Se formos falar em beleza, certamente voto no Outono como melhor época pra chegar em Cork. A cidade fica linda em seus tons terrosos, com muitos dias de céu azul e temperaturas agradáveis, mas com manhãs e noites bem geladas. Fora que, no outono, o céu dá show diários com amanhecer e anoitecer para ninguém botar defeito.

É no outono que temos duas grandes celebrações por aqui: o Halloween e o Cork Jazz Festival, um dos maiores festivais da cidade, que atrai turistas do mundo inteiro. A cidade fica LOTADA nessa epoca e pra lá de animada.

Apesar da minha empolgação inicial, o outono talvez não seja a melhor época para arrumar moradia. O ano letivo das faculdades começa nessa época, ou seja, os novos estudantes chegam e enchem a cidade, deixando a disputa por um teto um pouco mais acirrada.

INVERNO

melhor época pra chegar em Cork

O inverno definitivamente não é a melhor época pra chegar em Cork. Os meses de dezembro a fevereiro são os mais gelados, com temperaturas super baixas e sensações térmicas negativas. Muitas tempestades passando, muita chuva (os meses de inverno são os mais molhados!) e dias super curtos: amanhece quase 9 da manhã e já escurece por volta das 4 da tarde. Ou seja, você vem do verão brasileiro pra mergulhar nível hard no clima irlandês; o choque é considerável.

Fora que, por ser final de ano, temos recessos na Imigração, o que pode acarretar em atrasos no registro de vistos e outras pendências legais. Tudo isso faz do inverno uma época bem chatinha.

Por outro lado, por ser época de natal, aparecem muitas vagas de trabalho temporário, em lojas principalmente. Pode ser uma boa época para conseguir entrar no mercado de trabalho, nem que seja temporário, e já conseguir salvar uma graninha.

Outra desvantagem do inverno é que nessa época muitas atrações ficam fechadas devido ao mau tempo, fazendo com as opções de lazer – na Irlanda como um todo – diminuam.

E para você que já está por aqui – quando você chegou? Quais as vantagens e desvantagens que enfrentou? Na sua opinião, qual seria a melhor época para chegar em Cork?

Author

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.