Você tem medo de ser feliz?

Esse tema foi abordado em um dos grupos de Au Pair que eu participo (Aow Grupão!) e achei super interessante e curioso a quantidade de pessoas que tem medo de sair de um trabalho ou trancar a faculdade para fazer um intercâmbio. Resolvi trazer o tema pra cá e abrir a discussão.

Bom, independente de qual seja a situação, sentir medo é natural principalmente se a gente sente que tem algo a perder. Porém, na maioria das vezes, as pessoas não pensam no que podem ganhar e muito menos que a perda por não tentar é MUITO MAIOR do que simplesmente tentar e dar errado. Carregar o peso de não tentar é um fardo que, acredite, é extremamente pesado.

Hoje em dia, estabilidade é um patamar buscado por muitos e alcançado por poucos. Ninguém garante que se você continuar a sua faculdade ou continuar nesse trabalho que você lutou tanto pra conseguir, você vai alcançar estabilidade, felicidade, auto satisfação.

Eu deixei muita coisa para trás e recebi o dobro em troca

Falando um pouquinho da minha experiência: fui Au Pair com 19 anos. Fazia faculdade de publicidade e propaganda, não trabalhava mas almejava algumas oportunidades. Em algum momento do terceiro semestre eu simplesmente descobri que não estava feliz fazendo aquilo e queria sair da zona de conforto e realizar um sonho antigo: morar fora do Brasil. Resolvi largar tudo e ser Au Pair.

O meu “largar tudo”, na época, se tratava da faculdade. Mas o maior desafio foi deixar a família para trás. Mas eu estava certa de que continuar naquela vida não me faria feliz e eu TINHA que me colocar na posição do é agora ou nunca. Eu tinha que abraçar a oportunidade, encarar minhas escolhas e ser feliz como as minhas decisões tomadas.

E, quase 10 anos depois, o que eu acho? Eu acho que foi a melhor decisão que tomei na vida! Me colocar pra fora da minha zona de conforto me fez amadurecer, abrir a mente e conhecer novas oportunidades. O intercâmbio me proporcionou um autoconhecimento, me trouxe pessoas que me marcaram, mudaram e fizeram sua parte em meu crescimento. Me ensinou a ter paciência, a trabalhar a comunicação, a me virar sozinha, a ter responsabilidades.

O intercâmbio pode oferecer muito mais do que um novo idioma para seu CV

Se vale a pena? Eu digo que vale muito! Muito se engana que a sua experiência fora do país só serve como diferencial de inglês no seu CV. O fato de morar fora transparece segurança, flexibilidade, facilidade em se adaptar a novos ambientes, trabalhar sob pressão de certa forma; todos quesitos vistos com muitos bons olhos por recrutadores seja da área que for.

Se você tem medo de arriscar, simplesmente não tenha. Se acha que não terminando a faculdade a sua vida acabou, acredite: ela pode estar simplesmente começando de uma forma diferente. Você pode descobrir uma nova vocação ou  abrir portas que você nem imaginava pudessem ser abertas.

Se você tem medo de sair do seu “emprego dos sonhos” e não conseguir alguma coisa boa quando voltar, esqueça! Morar fora vai te abrir um leque de oportunidades na sua volta ou mesmo oportunidades no seu país de destino. Já pensou nisso? Nunca se sabe o que nos aguarda não é mesmo.

Então pra você que se enxergou nesse post eu te tranquilizo: O MUNDO É SEU E O MOMENTO É AGORA! Vai com fé e não olhe para trás! 😉

Author

7 Comments

  1. Caramba muito obrigada eu realmente precisava ouvir isso,estava certa que iria até alguém da familia me questionar se era o correto a fazer ,trancar a faculdade sério?,mas lendo o que você escreveu concordo com o que disse,vou realizar meu sonho de morar fora por algum tempo e depois verei se fiz a melhor escolha acredito que sim… obrigada !!!

    • Nadine Jalaim Reply

      Oi Vani! Fiquei feliz em saber que ajudei de alguma forma!!!!!!!!!!

      Espero que va, e realize seu sonho assim como eu consegui realizar o meu! Apenas acredite e corre atras – vai dar tudo certo!

  2. Beatriz Prado Reply

    Olá!! deixa eu te perguntar uma coisa, vi em um dos vídeos sobre au pair que a possibilidade de você trancar a faculdade e não passar na entrevista de au pair para conseguir o visto, porque o entrevistado vai achar que você não tem oportunidade de emprego no Brasil e etc… A menina do vídeo aconselhou a terminar a faculdade e depois fazer intercâmbio como au pair, pra você que trancou a faculdade… como foi a entrevista pro visto?

    • Nadine Jalaim Reply

      Oi Beatriz!

      Bom, cada caso é um caso e essa história de vistos nunca é uma ciência exata. No caso de trancar a faculdade, não há problema afinal, se você vai fazer um intercâmbio, obviamente vai trancar a faculdade e voltar a estudar quando finalizar o intercâmbio. E é isso que tem que ser dito na entrevista, no caso de questionamento. As vezes essa situação não é nem abordada, como eu disse, tudo depende do caso e do agente que irá realizar a entrevista.

      Mas tenha toda a documentação necessária em mãos e muita calma que vai dar tudo certo!!!! 🙂

  3. Olar,

    Eu acho que depende muito do que você quer e do que pode dedicar. Óbvio que qualquer mudança acaba nos ensinando bastante e um piso fora da zona de conforte pode OFERECER muito mais do que o que se deixa. Para mim, valeu a pena cada segundo e cada fria que entrei no caminho. Mas ainda acho que depende muito da pessoa e do momento da vida.

    vidaemserie.com

    • Nadine Jalaim Reply

      Que bom Andreza! Fico feliz de ter ajudado! 🙂 s2

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.